A importância da técnica de "pensar alto"


Pesquisas mostram que alguns  alunos sentem-se menos confiantes e demonstram menor eficácia na leitura de hipertextos que não apresentam menus ou botões que explicitam a organização do site. Eles sentem-se "perdidos" e demonstram insegurança ao escolher os links em que clicar. Isto faz com que apresentem dificuldades em organizar as ideias oriundas desses sites. Além disso, alguns alunos não melhoram o seu nível de consciência das estratégias de busca e leitura sem o ensino estruturado. 

QUANTO MAIOR A CONSCIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA LOCALIZAR, AVALIAR CRITICAMENTE E SINTETIZAR AS INFORMAÇÕES MAIOR A COMPREENSÃO DOS TEXTOS ENCONTRADOS NA INTERNET..

Uma solução é o professor oferecer aos alunos modelos de pensamento através do uso da técnica de "pensar alto" ou protocolo verbal. 

O professor fala alto para a sua turma todo o seu pensamento ao pesquisar os sites, desde a escolha das palavras-chave utilizadas, a escolha dos sites a partir da análise dos resultados, até a síntese das informações.  Ao "pensar alto", o professor instrumentaliza o aluno a fazer o mesmo em outras oportunidades, ajudando na organização de seu pensamento.  Esta técnica deve ser empregada principalmente com os alunos iniciantes ou inexperientes.

Veja abaixo um vídeo com essa técnica.
https://sites.google.com/site/tiponlinethinkaloudlessons/lesson1-think-aloud
https://sites.google.com/site/tiponlinethinkaloudlessons/lesson-template
https://youtu.be/pzp3HRLjwNo

Mais informações em: COIRO, Julie. Talking About Reading as Thinking: Modeling the Hidden Complexities of Online Reading Comprehension. Theory into practice. N 50, v. 2, Univ. Rhode Island, 2011. pp 107-115 
Acessível em http://web.uri.edu/education/files/Coiro_2011_TIP_Reading_as_Thinking.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário