Antes de entendermos o que compreende a leitura online, é preciso que entendamos o que é leitura.
O ato de ler envolve processos cognitivos de decodificação de símbolos e sinais que compõem um texto e processos sociais que envolvem a intenção do autor, o conhecimento prévio do leitor, a relevância do texto para seu contexto social.
O ato de ler envolve processos cognitivos de decodificação de símbolos e sinais que compõem um texto e processos sociais que envolvem a intenção do autor, o conhecimento prévio do leitor, a relevância do texto para seu contexto social.
Nessa concepção nossos alunos do 5º ano ainda estão aprendendo a ler! As habilidades de leitura de texto de impresso que tanto são trabalhadas em sala de aula parecem não ser suficientes para a leitura na internet.
"Os textos eletrônicos que incorporam hiperlinks e hipermídia introduzem algumas complicações na compreensão porque eles exigem habilidades e capacidades além daquelas exigidas para a compreensão do texto convencional linear impresso." .(RAND Reading Study Group, 2002,p. 14)
Para ler na internet, o aluno precisa ser mais ativo e crítico, precisa ter um propósito e saber manter o foco. Precisa saber buscar e entender os resultados da busca, identificando textos relevantes, avaliando a confiabilidade e a exatidão dos dados. É preciso lidar com vários textos, que possuem vários links e apresentam imagens, vídeos, gráficos, animações. É preciso sintetizar as informações e comunicar as conclusões. Além, é claro, de ser capaz de lidar com aspectos tecnológicos relacionados à internet, como recursos navegacionais, páginas que não carregam ou que mudaram de endereço, para falar dos mais comuns.
Para melhorar o processo de leitura crítica dos nossos alunos, é preciso que nós, professores, estejamos conscientes dos aspectos envolvidos na leitura online. Nosso trabalho é oferecer aos alunos estratégias para lidar com os textos na internet.
Para saber mais:
COIRO, Julie. Reading comprehension on the internet: expanding our understanding of reading compreension to encompass new literacies. The
Reading Teacher
Vol. 56, No. 5 February 2003 pp.
458-464 Acessível em: https://www.academia.edu/181835/Coiro_J._2003_._Reading_Comprehension_on_the_Internet_Expanding_our_understanding_of_reading_comprehension_to_encompass_new_literacies._The_Reading_Teacher_56_458-464
COSCARELLI,
Carla Vianna. Textos
e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem
em (Dis)curso,
Palhoça, SC, v. 9, n. 3, p. 549-564, set./dez. 2009 Acessível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v9n3/06.pdf
RAND Reading Study Group. (2002). Reading for understanding: Towards an R&D program in reading comprehension. Retrieved February 8, 2002, Acessível em: http://www.rand.org/multi/achievementforall/reading/readreport.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário